biografia

Perfil Caqui Fontes



Desde a antiguidade é clássica e notória a relação entre o homem e a natureza, este, já fascinado com sua eternidade, pois passamos apenas nós no tempo, emquanto a vida na natureza é perene. Por isso mesmo, nas civilizações mais antigas, esse homem vai se encantar com as suas mais diversas formas, seu movimento e suas cores e portes perfeitos, pois percebe que tudo nela é um convite à arte. Sua criatividade é incessante e seus ciclos, eternos geradores de vida.

A natureza com seu tempo silencioso, porém, nos ensina alguma coisa, pois a criação e o tempo de um jardim tem seu ritmo próprio. Tudo cresce, muda, se move, porém somente no seu tempo certo – ou seja, enquanto um floresce numa estação o outro só vai dar frutos na estação inversa e assim por diante.

É isso, portanto, a criação de um jardim: uma união harmônica da beleza, do conhecimento aliado ao aprendizado contínuo, de poesia e vida. Seria então como um eterno retorno na arte de revolucionar e ousar nas formas, curvas e volumes de variado frescor e inovação, que só a natureza pode nos ensinar e oferecer de graça… Tudo como uma escultura viva em constante evolução.

É e sempre será uma alegria trazer um pouco de beleza a um mundo como o nosso, pois a arte imita a vida, assim como a vida imita a natureza!

Fica aqui então, mais uma paisagem imaginada e construída: na luz / sombra, espaço / movimento, estilo / essência, perfume / textura e cor, pois o jardim, na verdade, simboliza um momento de descanso, um recanto para reflexão, com paz e equilíbrio. Pois, para criar é também necessário espaços na beleza. E quem sabe, e porque não, talvez um pouco mais de brilho no olhar e na paisagem de cada um…

Esta é a minha concepção de criar um jardim, uma pintura que explore todas as suas possibilidades estéticas.

___________________________________________________________

Theresa Christina Fontes (Caqui Fontes) nasceu no Rio de Janeiro, formada em Filosofia pela PUC-RJ, com mestrado em Letras pela PUC-RJ onde também fez vários cursos de extensão em Paisagismo com Burle Marx, Fernando Chacel e José Tabacow. Há 25 anos atrás fundou a Flor de Lis Paisagismo na qual executa seus projetos sempre respeitando os conceitos de meio ambiente e sustentabilidade. Possui também mestrado em Meio Ambiente (PUC-RJ). É também poeta com dois livros publicados e um outro em finalização para 2013.